Aprenda como aplicar massa corrida nas paredes

Aplicação de Massa Corrida RS Pinturas

A aplicação de massa corrida é um procedimento, teoricamente, simples. Em pequenas áreas, você mesmo pode realizar essa tarefa. Aprenda aqui a como realizar a aplicação da massa corrida passo-a-passo.

Primeiro passo é se prepara, ter todos os utensílios e ferramentas necessários em mãos. Não esqueça dos equipamentos de proteção (luvas e máscara). Além, também, do material a ser aplicado (massa corrida e selador acrílico).

Como utensílios e ferramentas você vai precisar de:

  • Lixa;
  • Espátula;
  • Desempenadeira de aço;
  • Rolo e pincel;
  • Bandeja plástica;
  • Vassoura.

Vamos ver passo a passo como realizar a aplicação da massa corrida da maneira correta e com um fino acabamento.

PASSO 1.
Preparar a superfície. Vamos utilizar um lixa, com grão grosso para preparar a parede. Passe a lixa com o intuito de desbastar imperfeições do reboco, como respingos de massa, por exemplo. Após essa preparação inicial, limpe toda a parede, passando a vassoura. Tente remover o máximo de partículas soltas.

PASSO 2.
Agora vem o pulo do gato. Uma dica boa é aplicar selador na parede, antes mesmo de aplicar a massa corrida. O selador acrílico fará a interlocução das camadas entre o reboco e a massa corrida e, ainda, ajudará a reduzir o consumo de massa corrida. Para aplicar o selador, utilize o rolo de pintura e uma bandeja plástica. Aguarde a secagem após a aplicação do selador acrílico, que é bastante rápido.

PASSO 3.
Aplicação da massa corrida em si. Você vai precisar da espátula e da desempenadeira agora. Pegue a desempenadeira de aço em uma mão. Com a outra mão, utilize a espátula para colocar a massa na desempenadeira. Agora aplique a massa na parede. Com movimentos de baixo para cima exerça uma força contrária a parede com a desempenadeira de aço. Comece em um ângulo de 30º aproximadamente, até chegar próximo aos 90º da parede, conforme o volume de massa na espátula.
Aplique camadas finas para facilitar o processo de acabamento (lixa) posterior. Repita o processo de aplicação da massa até preencher toda estrutura da parede. Quando necessário, pode raspar a desempenadeira na parede para deixar o acabamento uniforme.

PASSO 4.
Lixar toda a massa aplicada, agora utilizando um lixa com grão fino. Se necessário, repita o Passo 3 até que a parede esteja com o acabamento desejado. Caso tenha uma lixadeira elétrica, será bastante útil nessa etapa, caso contrário, utilize um “taquinho” para segurar a lixa.

Pronto! Viu só como é fácil! Agora a parede está pronta para receber a tinta. Nesta situação, com aplicação de massa corrida, pode aplicar tinta diretamente na massa, mas ainda sim recomendamos a utilização do selador antes da aplicação das demãos de tinta.

Gostou do post? Possui alguma dica ou sugestão para compartilhar conosco? Deixe aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *